Chesterton deveria dispensar apresentação se estivéssemos em uma cultura saudável e que valorizasse a boa Arte e Literatura. No entanto, não é este nosso mundo. Além de brilhante jornalista e ensaísta, entre suas qualidades estavam a de artista e de escritor de clássicos. Padre Brown é um Clássico, certo? Seu amor pela arte vem de berço. Seu pai sempre fazia desenhos e fantoches.
Foi daí que Chesterton tornou-se um desenhista e admirador das artes. Também veio de berço seu amor pela Literatura. Aos 17 anos, fundou com seus amigos Bentley e Lucien Oldershaw, um grupo para estudar e debater literatura. O Junior Debating Club, como ficou conhecido, era uma de suas alegrias na juventude. Com desejo de estudar arte, em 1893, iniciou um curso no Slade School of Art, mas rapidamente desistiu. “Estudante de uma escola de arte ou faz um monte de trabalho ou não faz então coisa alguma.
Eu pertencia, com os outros simpáticos companheiros, ao segundo grupo; e isto me arrastava algumas vezes para a companhia de pessoas que eram muito diferentes de mim, mas que eram ociosas por motivos outros.” Bom, não parece ser diferente de hoje em dia. Em todo caso, seguem 11 pensamentos dele sobre Arte e Literatura.
“A arte é a assinatura do homem.”
G. K. C., O Homem Eterno.
G. K. C., ILN, 5/5/28
G. K. C., Shaw, 190
“O temperamento artístico é uma doença que aflige os amadores.”
Pingback: 11 citações de G. K. Chesterton sobre Arte e Literatura – Aldair Santos RR