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COMO OS CATÓLICOS SALVARAM BABYLON-LONDRES

Livro Conta a Vida fazer Pe. McNabb, professor DO Escritor GK Chesterton

Por Antonio Gaspari

ROMA, segunda-feira, 5 de julho de 2010 ( ZENIT.org ) – FOI celebrado Nesse 2 de Julho, in Grottammare, Na Itália, o  Dia Chesterton , Encontro de aficionados Pelo grande Escritor Britânico Gilbert Keith Chesterton (autor de Obras-Primas Como  ortodoxia  e  O Homem Eterno ).

Neste Contexto, o Vice-Presidente da Sociedade Chestertoniana da Itália, Paolo Gulisano, estudioso da Cultura e literatura anglo-saxônica e autor de Vários Livros sobre a Vida ea Obra de Escritores Como Tolkien, CS Lewis, G. MacDonald, O. Wilde, JH Newman EO Próprio Chesterton, Ira apresentar Seu Último Ensaio: “Babylondon. Pe. McNabb, professor de Chesterton, não da caos  Babylon-Londres “, Que Sera Publicado nd Itália Pela  Edizioni Estúdio Domenicano.

ZENIT entrevistou o.

ZENIT: QUEM FOI Pe. McNabb?

Gulisano: Um dominicano Irlandês, Que Passou Toda SUA Vida Religiosa nd Inglaterra. Pe. Vincent Joseph McNabb professor de Liberdade de Informação e amigo Pessoal do Grande Chesterton, e hum dos principais responsáveis POR SUA Conversão AO catolicismo. Ao Lado de Belloc, FORAM OS protagonistas da cena cultural inglesa nd Primeira Metade do Século XX. Juntos, fundaram hum Movimento Que ficou conhecido Como Distributismo, Que buscou Realizar nd Grã Bretanha OS principios da Doutrina Social da Igreja Católica. Pe. McNabb, Que ficou conhecido Como o “Santo do Hyde Park”, FOI UMA figurativa Extraordinária; nascido nd Irlanda do Norte, Décimo de UMA Família de onze Irmãos, acompanhou SUA Família los mudança par a Inglaterra era ainda QUANDO UM garoto, OCASIÃO Que SERVIU parágrafo amadurecer SUA vocação religiosa. Em Newcastle, Cidade parágrafo Onde emigraram, Entrou los Contato com a dominicana COMUNIDADE, E ainda Muito Jovem, NAO TEVE Dúvidas los ingressar nd Ordem.

ZENIT: Pe. McNabb FOI entao hum dos protagonistas daquele Momento Extraordinário fazer Despertar fazer catolicismo nd Inglaterra?

Gulisano: Exatamente. No Curso do Século XX, enquanto o Mundo Corria los à Direção secularização e à negação de Deus, promovidas POR ideologias niilistas, Sinais de Esperança FORAM POR oferecidos Nações de evangelização tardia e alguns poucos paises POR ocidentais de Tradição Cristã – em SUA Maior Parte JÁ entregues AO relativismo e à apostasia. Entre Estes estava a Inglaterra, Que nd Idade Mídia havia Sido uma Jóia da cristandade, Que mas, com o cisma de Henrique VIII, rompe Definitivamente com Roma e Passa a perseguir OS Católicos.Durante o Século XIX, com o triunfo do Positivismo, faça cientificismo, e com uma nova POLÍTICA imperial britânica, como colares Que haviam mantido nd clandestinidade a Igreja Católica los Toda a Grã-Bretanha POR 300 Anos São abolidas. Iniciá-se ASSIM UM PERÍODO novo parágrafo a Igreja, Uma “Segunda primavera”, uma Igreja Católica, Saida das Catacumbas, revelação Toda SUA Vitalidade e Força de Verdade, forjadas pelas perseguições Longas de e cruéis. Que ASSIM FOI, não PERÍODO Entre o final de do Século XIX e como Décadas do Século XX Primeiras Estórias, nao apenas uma Inglaterra Como Todo o Mundo puderam Ser Iluminados POR Figuras Como o cardeal Newman, Pe. Robert Hugh Benson, Dom Ronald Knox, apologistas e Profetas, e POR Escritores geniais, Que mergulhavam SUAS penas nd tinta de UMA INTENSA Fé e apaixonada, Entre OS cais Quais d’Orsay Chesterton e Pe. McNab.

ZENIT: Em Seu Livro, o senhor destaca a vocação de Pe. McNabb e SUA pertença à Ordem Dominicana, Que Tanto nd nd Inglaterra Irlanda Como FOI duramente perseguida nd Época elisabetana.

Gulisano: Precisamente. FOI UMA Noite Longa e Escura, mas, com a Restauração dos Direitos Católicos, a Ordem PODE also retomar SUAS atividades nd Inglaterra, iniciando UMA lenta e fatigosa Reconstrução de SUA Presença. O Jovem McNabb ingressou nd Ordem COM TODO Seu entusiasmo, SUA Fé ardente, SUA Caridade incansável e SUA Esperança de restituir a Inglaterra a Cristo.

Embora Irlandês – e Pe. McNabb Semper se manteve fiel a Identidade SUA – uma Inglaterra se tornou elemento parágrafo UMA Segunda Pátria. Costumava DiZer Que Seu Amor Pela Irlanda era Como O Amor Que se Nutre Pela Própria Mãe, enquanto Seu Amor Pela Inglaterra era comparável de AO hum Homem POR SUA Esposa.

Assumindo a Antiga Missão dos dominicanos, Que São um  Predicatorum Ordo  – Ordem dos pregadores – pasmava ósmio londrinos COM SUAS pregações de e debates intervenções in Qué conduzia sem Hyde Park de Londres.

Debatia e dialogava com Todos, Protestantes de QUALQUÉR Denominação, ateus, pensadores livres. Se fama cresceu a tal Ponto Que, de Todos os domingos, centenas de Pessoas compareciam AO parque parágrafo Ouvi-lo. FOi um convidado also Participar de debates los Teatros, personalidades desafiado Pôr do calibre de GB Shaw. Era dono de Inteligência e erudição extraordinarias: lia o Antigo Testamento los hebraico, o Novo Testamento Grego los e São Tomás de Aquino los LATIM.

Nutria profunda devoção Pelo Fundador de SUA Ordem, São Domingos, e Seu Maior era imitação Desejo-lo. Via Nele o apóstolo Que assumira o encargo de anunciar Cristo a Todos, OU Ricos Pobres, ignorantes UO intelectuais. O lema da Ordem,  Veritas , era o Projeto de Vida de Pe.Vincent.

ZENIT: Transcorridos Quase 70 Anos da Morte de PE. McNabb – de QUEM UM NUMERO Crescente de Pessoas Pede Pela beatificação – Qual Exemplo e Testemunho desestabilização figurativa seriam especialmente validos Neste Momento Que Vivemos Hoje?

Gulisano: Pe. McNabb dedicou SUA Vida um defensor contra o Cristianismo TODO Tipo de Ataque ideológico. FOi hum grande pensador, dotado de vastíssima Cultura teológica, professor, estudioso e Escritor, ainda Que boa Parte dos Textos Que sejam deixou coletâneas de SEUs homilias Discursos e; mas o Âmbito Mais Importante de Seu apostolado NAO FOI intelectual, e sim o SERVIÇO à Verdade e Seu anuncio uma TODAS como PESSOAS, um Comecar Pobres pelas MAIS. De Fato, Naquela Época, a maioria dos Católicos era pobre, pertencente à classe Operária proveniente da Irlanda. Pe. McNabb Bem Sabia Que o anuncio da Verdade constitui UMA forma Maravilhosa de Caridade, POIs NEM-a de pão vive o Homem, mas also da Palavra de Deus.

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